segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O início...

Bem. O começo não sei precisar quando... mas um dia (e faz um bom tempo) cheguei a alguns softwares que poderiam ser copiados e usados sem problemas com licenças. Sempre gostei de "cumprir regras". Se algo não tem permissão de cópia, não copio. Claro isso me deixava sem usar algumas coisas... até que encontrei softwares que podiam ser copiados e instalados, sem que isso fosse uma infringência de licenças. Então foi um caminho sem volta...

Hoje sou usuário de diversos softwares disponibilizados em licenças não proprietárias, que permitem sua cópia, distribuição e até alteração.
Em especial sou usuário de Linux (alguns chamam de GNU/Linux - e tem uma história por trás disso...), um sistema operacional livre, com todas as funcionalidades que necessito para usar computadores. Tenho um desktop e um notebook usando a distribuição Ubuntu (já instalei diversas, mas já alguns anos que estou com esta). Me dizem: é difícil!. Respondo: minha filha de 5 anos usa... e mais meus dois outros filhos, além de minha esposa. E muitos outros amigos que ajudei instalado o linux, e venho dando aquela "mãozinha", quando aparece algum problema. É questão de aprender a usar. Minha proposta aqui é ajudar aos que assim desejarem aprender...

Tenho utilizado diversos outros softwares para as mais diversas finalidades. Uso o LibreOffice (BrOffice, até pouco tampo atrás - aqui também tem outra historinha...). É uma office completo, com editor de textos, planilha eletrônica, editor de slides, banco de dados, etc. O LibreOffice é meu aplicativo "padrão" há muito tempo. Aqui no blog pretendo deixar algumas dicas de uso. Muitas delas fruto de diversas tentativas e erros.

Pretendo também apresentar dicas de diversos outros softwares que uso, seja no ambiente linux ou windows (sim, uso ele no trabalho...). Além disso, vou me aventurar na plataforma Android, para dispositivos móveis (tenho um...) e compartilhar algumas dicas que aprendi no uso desse "sisteminha" do Google (que usa o kernel linux - haja história de fundo).

Eventualmente posso fazer alguma postagem diferente, mas sempre relacionada ao uso da tecnologia, de informática, de internet, e... bem, o que for útil para compartilhar.

Se quiser me acompanhar neste aventura, convido você para entrar nesta Vereda Livre, de softwares que você pode usar com a consciência limpa, sem se preocupar com os problemas das licenças proprietárias, e sem usar cópias "piratas"  ou "crackeadas".

Vamos juntos...
Luiz Fernando Carvalho
Ubuntu User # 33173
Linux User #475452


Nenhum comentário:

Postar um comentário